Painéis solares na agricultura: rega, frio e ordenha

Resposta curta: numa exploração agrícola, os painéis solares encaixam bem porque as cargas maiores — a bomba de rega e o frio — podem trabalhar, em grande parte, de dia, quando os painéis produzem; a ordenha, que segue os horários da exploração, aproveita a bateria. Em Penalva do Castelo, onde temos armazém e equipa, cada kWp instalado (1 kW de potência de painéis) produz cerca de 474 kWh de junho a agosto, cerca de 1,8 vezes os 268 kWh de novembro a janeiro (estimativa PVGIS pública, consultada a 19-10-2026): a época de rega coincide com a de maior produção. Recomendamos inversor híbrido com bateria, para o fim do dia, a noite e as falhas de rede.

Esta página explica os apoios abertos, como dimensionamos para a rega e a bomba do furo, a ordenha, o frio, as estufas e a transformação, o que muda com uma ligação fraca ou sem rede, que título de controlo prévio se aplica e como se fatura o IVA. Atualizada a 19-10-2026.

Estudo solar para a sua exploração

Com a fatura da luz da exploração dimensionamos painéis, inversor híbrido e bateria para a rega, o frio e a ordenha. Estudo gratuito; o levantamento no local marca-se a seguir.







    Apoios do IFAP e do LEADER: estado a 19-10-2026

    O aviso AAC n.º 04/2026 do IFAP, com 7,3 M€ do Fundo Ambiental, abriu a 08-10-2026 e só admite dois grupos: produtores de leite em regime de produção intensiva e produtores agrícolas e agropecuários com compromissos ativos em 2025 na intervenção «Uso Eficiente da Água». Para os restantes agricultores, este aviso não se aplica. Seleciona por ordem de submissão, até se esgotar a verba de cada grupo (2,6 M€ para o leite e 4,7 M€ para os outros produtores), e paga 360 € por kW de painéis e 280 € por kWh de baterias: são montantes por unidade, iguais a 80 % do custo de referência fixado no aviso. A verba dos produtores de leite pode já ter esgotado: quem está num destes grupos deve confirmar no IFAP se ainda há verba antes de contar com ela. As regras e o estado atualizado estão na página do apoio do IFAP a agricultores.

    No LEADER, cada GAL abre os seus concursos. Na Beira Douro, o de pequenos investimentos na bioeconomia e economia circular, que inclui a transformação de produtos agrícolas (como adegas, lagares ou queijarias), recebe candidaturas dos oito concelhos do GAL até 20-11-2026, às 17h00 (guia do aviso da Beira Douro); os outros estão nos concursos LEADER abertos, por concelho.

    Preparamos e submetemos a candidatura por si, e não paga por isso: o nosso trabalho é a obra.

    Porque é que o perfil agrícola encaixa no fotovoltaico

    A eletricidade produzida numa cobertura só vale o preço cheio se for usada no instante em que é gerada. A E-REDES explica o mecanismo: o saldo é apurado em períodos de quinze minutos e o que for produzido num desses períodos tem de ser consumido nesse mesmo período — o resto segue para a rede.

    Ora, o dia de trabalho de uma exploração corre quase todo dentro dessa janela: a bomba levanta água com irradiância alta, o compressor do frio arranca mais vezes nas horas de calor, o secador trabalha em contínuo na campanha. Em habitação dá-se o inverso. Por isso a primeira pergunta técnica não é quantos painéis cabem, mas quando correm as cargas maiores — a que horas e em que meses.

    Onde está o consumo numa exploração

    Bombagem e rega

    É a carga mais pesada e a mais flexível. Um furo ou uma estação de bombagem pode muitas vezes correr nas horas centrais do dia sem prejuízo agronómico, o que aumenta a fração da produção aproveitada. No local verificamos o regime de arranque dos motores indicado na ficha técnica, o modo de comando e a margem para deslocar horários de rega. Como alimentar a bomba com painéis, com rede ou sem ela, explicamos mais abaixo, em bomba solar para furo e rega.

    Pecuária e leite: ordenha, tanque de frio e lavagem

    A ordenha tem duas pontas diárias e um consumo contínuo de apoio: vácuo, água quente, lavagem e arrefecimento do leite. A ponta da manhã apanha produção já apreciável; a da tarde, consoante a estação, pode cair fora do período útil. É um dos casos em que o horário real decide o interesse em armazenamento: veja porque compensa guardar o excedente solar numa bateria.

    Num pavilhão de leite, o tanque de refrigeração trabalha sobretudo depois de cada ordenha e a ventilação puxa mais nas horas de calor, que são as de maior produção. A água quente da lavagem pode vir de um termoacumulador programado para as horas de sol, que aproveita o excedente do meio-dia. Sobre o apoio do IFAP aos produtores de leite, veja o estado dos apoios no topo desta página.

    Câmaras de frio e conservação

    Câmaras de frio, tanques de refrigeração e ventilação de armazém trabalham todo o ano e reagem à temperatura exterior: o consumo sobe nos meses e nas horas em que o sistema mais produz, o que torna esta carga fácil de casar.

    Estufas

    Numa estufa, a eletricidade vai sobretudo para a rega, a ventilação e a abertura de janelas e, em algumas culturas, para a iluminação ou o aquecimento. A rega e a ventilação pesam nas horas de sol e de calor, que são as de maior produção; o aquecimento, quando é elétrico, cai de noite e no inverno, e aí conta a bateria ou a rede. Como a cobertura da estufa tem de deixar passar a luz às plantas, os painéis ficam, em geral, numa cobertura vizinha ou numa estrutura no solo.

    Adegas, lagares, secagem e transformação

    Secadores de cereal, moinhos, linhas de embalamento, adegas, lagares e queijarias concentram consumo em campanhas curtas e intensas. Importa saber se a campanha coincide com o período de maior produção e qual a potência de ponta exigida nesses dias. Numa adega, o frio da fermentação concentra-se na vindima, sobretudo em setembro e outubro, quando cada kWp ainda produz cerca de 141 e 115 kWh por mês, contra 166 em julho (tabela abaixo). A campanha de um lagar de azeite cai, em regra, no fim do outono e no inverno, quando cada kWp produz menos (cerca de 87 a 92 kWh por mês de novembro a janeiro): aí a produção cobre uma parte menor do consumo e a rede pesa mais. Uma adega, um lagar ou uma queijaria que funciona como empresa encontra também as contas e o enquadramento em painéis solares para empresas.

    Quanto produz o sol mês a mês e quando se rega

    Para Penalva do Castelo (40,67 N; 7,69 O; 442 m de altitude), onde temos armazém e base de obra, o simulador PVGIS da Comissão Europeia estima cerca de 1 502 kWh por cada kWp instalado e por ano, em sistema fixo com 35° de inclinação, azimute de −2° (praticamente virado a sul) e 14 % de perdas. Mais útil do que o total anual é a repartição por mês:

    Mês kWh por kWp no mês kWh por kWp por dia
    Janeiro 92 3,0
    Fevereiro 103 3,7
    Março 125 4,1
    Abril 130 4,3
    Maio 146 4,7
    Junho 144 4,8
    Julho 166 5,3
    Agosto 164 5,3
    Setembro 141 4,7
    Outubro 115 3,7
    Novembro 87 2,9
    Dezembro 88 2,8
    Ano 1 502 4,1

    Somando os três meses de maior procura de água — junho, julho e agosto —, a simulação dá cerca de 474 kWh por kWp; nos três de menor procura — novembro, dezembro e janeiro —, cerca de 268 kWh. A época de rega cai sobre o período em que os painéis entregam cerca de 1,8 vezes mais. É uma estimativa PVGIS pública, com estes parâmetros, e não uma previsão de produção: a proposta usa o estudo da sua cobertura, com as sombras, a orientação e a inclinação reais. É por isto que uma exploração de regadio se dimensiona de forma diferente de uma pecuária de leite, cuja procura está distribuída pelo ano.

    Bomba solar para furo e rega

    Uma bomba de furo ou de rega pode trabalhar com painéis solares de duas formas. A escolha depende de a bomba ser a única carga ou partilhar os painéis com o resto da exploração e de ser preciso bombear fora das horas de sol.

    Forma Como trabalha Quando serve
    Bomba solar direta Painéis ligados à bomba por um controlador ou variador solar, sem bateria. Bombeia enquanto há sol; a reserva é a água guardada num depósito ou charca. Furo que só enche um depósito, sem outras cargas. É a alternativa sem bateria.
    Inversor híbrido ligado à rede, com bateria A bomba passa a ser alimentada pelo quadro da exploração: de dia pelos painéis, ao fim do dia pela bateria e, se faltar, pela rede. Exploração com rede: os mesmos painéis servem a bomba, o frio, a ordenha e a casa. É o que recomendamos.

    Com rede na exploração, a bomba aproveita a produção do meio-dia, a bateria cobre o fim do dia e as nuvens e, numa falha de rede, a exploração passa automaticamente para as baterias e os painéis. Os painéis solares para a bomba de água deixam de ser um sistema à parte: entram na mesma instalação que serve o resto da exploração. Onde não há rede no local, veja o que muda em explorações com ligação fraca ou sem rede.

    Como se dimensiona

    A conta parte da bomba, não dos painéis. São quatro dados, que estão na chapa e na ficha técnica da bomba e nos dados do furo (profundidade e nível da água):

    Com estes dados faz-se a conta da energia. Por exemplo, uma bomba que absorva 1,1 kW da instalação e trabalhe 5 horas por dia consome cerca de 5,5 kWh por dia. A potência na chapa do motor é, em regra, a que ele entrega no veio, um pouco abaixo da que a bomba pede à instalação: confirma-se na ficha. Em julho, em Penalva do Castelo, cada kWp de painéis produz cerca de 5,3 kWh por dia (tabela acima). A partir daqui, o número de painéis e a capacidade da bateria fecham-se no projeto, juntando as outras cargas da exploração e as horas em que a bomba tem de trabalhar sem sol.

    Sem sol, quem alimenta a bomba é a bateria, através do inversor. Numa falha de rede, em modo isolado e mesmo sem sol, um inversor híbrido Deye de 6 kW com um módulo Blue Carbon de 15,36 kWh arranca uma bomba de furo. As fichas dos fabricantes mostram a margem: o Deye monofásico de 6 kW admite, sem rede, o dobro da potência nominal durante 10 segundos, e o módulo Blue Carbon de 15,36 kWh entrega 300 A durante 10 segundos e 100 A em contínuo. Em contínuo, à noite, conta o menor dos limites: cerca de 5,1 kW com esse módulo, antes das perdas de conversão. Com bombas maiores, motores trifásicos ou baterias mais pequenas, confirma-se no projeto, com a ficha da bomba.

    A bomba que já tem pode ficar, se a ficha confirmar a potência e o arranque: muda a forma de a alimentar, não a bomba.

    Rede, potência contratada e contagem

    Em meio rural, a ligação é muitas vezes o fator limitante — mais do que a cobertura. O primeiro ponto a verificar é a potência contratada face à ponta real. Reduzir a ponta com produção própria pode abrir espaço para rever o escalão, mas a decisão só se toma com o diagrama de carga em mão: uma potência curta demais trava arranques em campanha.

    O segundo é a contagem. Quando a potência instalada da unidade de produção ultrapassa 4 kW, a E-REDES indica que passa a ser necessário um contador totalizador para medir a injeção na instalação de utilização, com os encargos de modem e cartão GSM a cargo do cliente. Custo pequeno, mas previsto desde o início.

    O terceiro, só em instalações grandes: acima de 250 kW de potência de ligação, a E-REDES não dispensa a proteção de interligação com máxima tensão homopolar.

    Explorações com ligação fraca ou sem rede

    Muitas explorações estão no fim de linha, com tensão instável e interrupções frequentes. A resposta raramente é mais potência: é um inversor híbrido com baterias, para que a refrigeração de leite, a ventilação dos pavilhões e o controlo de rega não parem. É uma instalação ligada à rede: numa falha, separa-se automaticamente da rede pública e passa a ser alimentada pelas baterias e pelos painéis. O backup pode ser geral, a toda a exploração, com o inversor e as baterias dimensionados para as cargas que trabalham ao mesmo tempo e para as horas que se querem cobrir sem sol.

    Há ainda o cenário sem rede: furos, bebedouros, cercas elétricas e estufas longe do ponto de entrega. Aí o sistema é autónomo e dimensiona-se pelo pior mês do período de utilização, não pela média anual: em Penalva do Castelo, a média de dezembro é de cerca de 2,8 kWh por kWp e por dia, contra 5,3 em julho, e os dias maus ficam abaixo disso. Um inversor híbrido Deye de 6 kW com um módulo de bateria Blue Carbon de 15,36 kWh arranca em modo isolado, mesmo sem sol, uma bomba de furo ou um ar condicionado (ver bomba solar para furo e rega); com bombas maiores ou baterias mais pequenas, confirma-se no projeto. Trabalhamos com inversores Deye e baterias Blue Carbon; a escolha entre híbrido e instalação isolada sai da análise do local, não do catálogo.

    Que título de controlo prévio se aplica

    O enquadramento depende da potência instalada da unidade de produção, não da dimensão da exploração. Segundo o artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, na redação do Decreto-Lei n.º 130/2026, de 29 de junho, em vigor desde 28 de agosto de 2026, a produção para autoconsumo tem quatro patamares. Até 800 W há isenção de controlo prévio, desde que a instalação exclua a injeção de excedente na rede pública. Até 30 kW, fora dessa isenção, aplica-se a mera comunicação prévia, o que inclui as instalações até 800 W que não excluam a injeção de excedente. Acima de 30 kW e até 1 MW exige-se registo prévio e certificado de exploração; acima de 1 MW, licença de produção e de exploração. Com baterias, a lei também considera o armazenamento e, havendo produção e armazenamento, pode aplicar-se o procedimento mais exigente (artigo 11.º, n.º 7). O título aplicável confirma-se, por isso, na fase de projeto.

    Uma exploração de média dimensão cai com frequência no patamar do registo com certificado de exploração, que tem prazos próprios e entra no cronograma na fase de projeto. Os escalões, os prazos e os documentos de cada patamar estão em UPAC em 2026: registo, licenciamento e o que muda com a potência.

    IVA na agricultura: autoliquidação ou regime forfetário

    Quando o adquirente é sujeito passivo de IVA com sede em território nacional e pratica operações que conferem direito à dedução total ou parcial do imposto, a aquisição de serviços de construção civil é faturada com inversão do sujeito passivo: a liquidação cabe ao adquirente. O Ofício-Circulado n.º 25117, de 24 de junho de 2026, da Autoridade Tributária, dá como exemplo expresso o «fornecimento e instalação de painéis solares fotovoltaicos», com integração nas infraestruturas do imóvel, executado por entidade habilitada nos termos da Lei n.º 41/2015.

    Para muitas explorações com atividade aberta, isto significa proposta sem IVA liquidado, com a menção legal devida. Nas explorações no regime forfetário, que é um regime de isenção (artigo 59.º-B do Código do IVA), em princípio não há autoliquidação: veja quem fica de fora, no guia do IVA dos painéis solares. Não é aconselhamento fiscal: o enquadramento confirma-se com o contabilista certificado antes da adjudicação.

    Como conduzimos um projeto agrícola

    O ponto de partida é uma fatura de eletricidade e, quando exista, o diagrama de carga do ponto de entrega — com isso lê-se a ponta, o horário e o peso de cada consumo. Segue-se o levantamento no terreno: cobertura e seu estado, quadros e proteções, percursos de cabo, sombreamento de árvores e silos e as condições do ponto de entrega. Em pavilhões pecuários acresce o ambiente: amoníaco, poeira e lavagens condicionam materiais e a localização de inversores e quadros.

    A proposta traz então o sistema dimensionado, os equipamentos, o faseamento da obra — relevante quando há campanha a decorrer — e as condições comerciais. Se o local não justificar a instalação, dizemo-lo antes de haver orçamento. Se conta com um apoio público para a exploração, veja primeiro o estado dos apoios para agricultores, no topo desta página, e o estado dos apoios e incentivos a painéis solares, e não adjudique antes de ler o aviso: cada aviso fixa a partir de que data a despesa é aceite.

    Credenciais

    Trabalhamos ao abrigo do alvará IMPIC n.º 112765, classe 3, e como entidade instaladora certificada EI n.º 3369, com o técnico responsável Mickael Antunes, DGEG 89244. É esse conjunto que permite executar a obra, assinar a responsabilidade técnica e submeter o processo da unidade de produção. Mais em quem somos e em autoconsumo para empresas.

    Perguntas frequentes

    Compensa instalar painéis solares numa exploração agrícola?

    Compensa mais facilmente do que numa casa quando as cargas maiores trabalham de dia: a bomba de rega e o frio consomem a produção no momento, que é quando ela vale mais. Em Penalva do Castelo, cada kWp dá cerca de 474 kWh de junho a agosto, cerca de 1,8 vezes o que dá de novembro a janeiro (estimativa PVGIS). O que decide é o perfil de cada exploração: com a fatura e, se existir, o diagrama de carga, vemos que parte da produção se consome no momento. Se o local não justificar a instalação, dizemo-lo antes de haver orçamento.

    Posso ligar uma bomba de furo a painéis solares?

    Sim. Há duas formas: bomba solar direta, que só bombeia com sol, e a reserva é a água num depósito; ou inversor híbrido ligado à rede, com bateria, que é o que recomendamos quando há rede. Onde não há rede no local, veja o que muda nas explorações sem rede. Na ficha da bomba vemos a potência, se o motor é monofásico ou trifásico, a altura manométrica, o caudal e o arranque. Numa falha de rede, um inversor híbrido Deye de 6 kW com um módulo Blue Carbon de 15,36 kWh arranca, mesmo sem sol, uma bomba de furo (veja bomba solar para furo e rega); com bombas maiores ou baterias mais pequenas, confirma-se no projeto.

    Preciso de bateria?

    Recomendamos inversor híbrido com bateria também nas explorações. Mesmo com as cargas maiores a correr de dia, há excedente quando as máquinas param — ao meio-dia, entre ordenhas, aos fins de semana. Sem bateria, esse excedente vai para a rede — entregue sem valorização ou, com contrato, vendido — ou, numa instalação configurada para excluir a injeção, em regra não é aproveitado. Quando é vendido, o preço depende do contrato e do mercado e tende a ser inferior, por kWh, ao da eletricidade que se compra. A bateria leva-o para a ordenha ao fim do dia e para o consumo noturno. E, com inversor híbrido e baterias, o backup pode ser geral: numa falha de rede, a exploração passa automaticamente para as baterias e os painéis. Se a exploração já tem painéis sem bateria, veja como acrescentar bateria a painéis já instalados.

    Há apoio para painéis solares e baterias na agricultura?

    Depende da exploração. A 19-10-2026, o aviso aberto do IFAP (AAC n.º 04/2026) só admite produtores de leite em regime de produção intensiva e produtores com compromissos ativos em 2025 na intervenção «Uso Eficiente da Água»; para eles, paga 360 € por kW de painéis e 280 € por kWh de baterias, por ordem de submissão, até se esgotar a verba de cada grupo. A verba dos produtores de leite pode já ter esgotado: confirme no IFAP antes de contar com ela e veja as regras e o estado do apoio do IFAP. No LEADER, os concursos são por GAL e por tipo de projeto; na Beira Douro, o de bioeconomia e economia circular, que inclui a transformação de produtos agrícolas, recebe candidaturas até 20-11-2026, às 17h00, e os outros estão nos concursos LEADER abertos, por concelho. Preparamos e submetemos a candidatura por si, e não paga por isso.

    A exploração em regime forfetário autoliquida o IVA?

    Em princípio, não. O produtor que opte pelo regime forfetário dos produtores agrícolas fica isento de IVA (artigo 59.º-B do Código do IVA) e não deduz o imposto que paga nas compras. A autoliquidação nos serviços de construção civil aplica-se, em regra, a adquirentes que pratiquem operações com direito à dedução (artigo 2.º, n.º 1, alínea j), do Código do IVA); para quem só pratica operações sem esse direito, a exceção com efeitos desde 01-07-2026 cobre apenas as empreitadas de construção ou reabilitação previstas na verba 2.42 da Lista I, que dizem respeito à habitação. Por isso, no regime forfetário, a fatura da obra leva o IVA liquidado pelo instalador, que o produtor suporta sem o deduzir. Não é aconselhamento fiscal: confirme o enquadramento com o seu contabilista certificado antes da adjudicação.

    Posso aproveitar a cobertura de chapa de um pavilhão?

    Normalmente sim, e é a solução mais frequente. Verifica-se o estado da chapa, o vão e a capacidade da estrutura para receber a carga adicional e as ações de vento do sítio. Se a cobertura não estiver em condições, avaliamos estrutura no solo.

    O processo administrativo fica do nosso lado?

    Sim. Damos entrada do título de controlo prévio que o caso exigir, acompanhamos o pedido até à certificação e é o técnico responsável da empresa quem assina. Ao produtor cabe fornecer os elementos de identificação e do ponto de entrega.

    Como é faturada a obra?

    Em dois momentos, escritos na proposta antes de qualquer trabalho arrancar: 60 % na adjudicação e os restantes 40 % após a instalação e o comissionamento.

    Peça um estudo para a sua exploração

    Envie a fatura de eletricidade e, se tiver, o diagrama de carga do ponto de entrega. Devolvemos uma análise do perfil de consumo e marcamos o levantamento no local, sem custo nem compromisso. Operamos de Esmolfe, Penalva do Castelo — ver painéis solares em Viseu — para o Centro e Norte do país; fora do raio habitual, a deslocação é avaliada caso a caso e fica explícita na proposta. Veja também painéis solares em Lamego e no Douro Sul, painéis solares na Serra da Estrela e painéis solares na Guarda.

    Pedir o estudo no formulário desta página ou, se preferir enviar a fatura e o diagrama de carga, usar o pedido de orçamento completo.

    Mickael · 928 063 925 · geral@jpsolarsolutions.pt

    Fontes